Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Catadores recebem atendimento médico e donativos no Lixão de Codó

Dr. Digeorgio atende pacientes no Lixão
Dr. Digeorgio atende pacientes no Lixão
CODÓ  Os catadores que tiram o sustento da família no Lixão de Codó tiveram um dia suado, como de praxe, mas diferente, na manhã da última sexta-feira (11). Uma equipe médica do Posto de Saúde Borborema, formada por enfermeira, técnicas em enfermagem, agentes comunitárias de saúde e o médico clínico-geral, Dr. Digeorgio Martins, realizaram atendimentos a vários catadores. Enquanto parte da equipe orientava os catadores sobre a importância de eles cuidarem adequadamente da saúde, a outra realizava consultas em uma tenda montada dentro do Lixão. Além de receberem atendimento médico  e orientações sobre os cuidados com a saúde, as famílias que tiram o sustento dali, que necessitavam de medicamento, deixaram o consultório improvisado com os remédios em mãos.
É uma iniciativa desenvolvida, desde a Atenção Básica. São pessoas vulneráveis, tanto pela exposição de materiais orgânicos e estarem expostas a certos dejetos, que em contato com o organismo, podem desenvolver algumas doenças. Além disso, são pessoas que pouco procuram o atendimento médico… Eu tenho observado aqui que tem muitas pessoas hipertensas, diabéticas que são doenças crônicas e muitas vezes são negligenciadas pelos próprios pacientes. Além das consultas, os pacientes já estão saindo com as medicações e a gente, sempre enfatizando a importância do uso das medicações, principalmente, da hipertensão e diabetes, porque muitas das vezes são doenças silenciosas, quando vão se manifestar já estão com problema crônico e irreversível“, disse o médico.
Catadores recebem donativos no Lixão
Catadores recebem donativos no Lixão
Os catadores conversaram com o médico, tiraram dúvidas e saíram, grande parte já com o medicamento de uso contínuo, mas não foi só isso. A equipe de acadêmicos de uma Universidade particular de Caxias também esteve no local para um outro, porém não menos importante, tipo de atendimento – atividade solidária – uma ação social que naquele dia, fez muita diferença na vida daquelas pessoas. Estudantes de Enfermagem, deixaram a sala de aula e foram paras as ruas de Codó e de porta em porta, conseguiram arrecadar alimentos e com uma ajuda extra do médico do posto, montaram 65 cestas básicas e arrecadaram outros donativos como roupas e artigos infantis para as mulheres gestantes que deixam de cuidar da saúde para trabalhar no Lixão.
A ajuda chegou de caminhão e foi distribuída entre todas as pessoas que foram trabalhar naquele dia. Cada um voltou pra casa com a alimentação garantida sem ter feito muito esforço nem gastar nada. De acordo com declarações da turma de enfermagem a ação veio amenizar naquele dia a necessidade que os catadores do Lixão tem diariamente para conseguir o sustento da família expostos a uma série de riscos com a saúde por causa do contato com resíduos contaminados.
Estudantes de Enfermagem (FACEMA)
Estudantes de Enfermagem (FACEMA)
Confira as fotos da ação solidária realizada no Lixão de Codó AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário