CODÓ A Secretária Municipal de Educação de Codó (Semed) está promovendo no CETECMA/UEMA, entre os dias 09 e 11, o I Seminário Regional de Avaliação Diagnóstica Sobre Educação Inclusiva – Direito a Diversidade, com o objetivo de continuar a capacitação e sedimentar os conhecimentos dos professores e gestores da rede pública da região acerca da temática. Vinte sete municípios foram convidados para estabelecer intercâmbio técnico entre municípios que abrangem o Polo de Codó.
O evento também tem como objetivo discutir direitos, o exercício da cidadania, a qualificação para o mercado de trabalho e a garantia da inclusão e permanência de práticas de educação inclusiva nas escolas. Educação Especial, Educação de Direitos Humanos, Educação no Campo, Quilombola e Indígena, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Adaptações Físicas das Escolas e Políticas Públicas educacionais para a Juventude serão alguns dos assuntos pautados no encontro, que terá palestras e capacitações referentes à temática.
Nesta quinta-feira (10) Alunos da Escola Lalá Ramos – Sociedade Pestalozzi realizaram emocionante apresentação cultural, lendo trechos de textos em método Braile. Para a Coordenadora do Evento, Joseane Cantanhede, a sensibilização dos gestores de fomentar a inclusão, entre os próprios alunos, das crianças deficientes e também daquelas com dificuldade de aprendizado é fundamental para a educação como um todo. “O maior objetivo é integrar e incluir a todos, não só deficientes, mas também aqueles com algum tipo de transtorno e dificuldade de aprendizado e pertencente às minorias”, explicou.
O Programa de Educação Inclusiva: direito a diversidade é direcionado exclusivamente a gestores e educadores do sistema público de ensino. Pautado pelo desenvolvimento de uma sólida formação teórica e prática, inter e transdisciplinar para educação de crianças, jovens e adultos, a educação inclusiva visa atender às necessidades educativas especiais, inserindo alunos especiais no ensino regular.
Raphael Fernandes – Ascom Prefeitura Municipal de Codó
Nenhum comentário:
Postar um comentário