Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, Aline Pellegrino, participa de seminário em Codó para falar sobre o impacto do esporte na vida das meninas

CODÓ  Hoje, Codó receberá a visita da ex-jogadora e capitã da seleção brasileira de futebol, Aline Pellegrino. Ela será uma das palestrantes do Seminário Intermunicipal sobre Gênero e Direitos Humanos de Meninas e Meninos. O evento é uma realização da Plan International Brasil em parceria com as prefeituras dos municípios de Codó, Timbiras e Peritoró.
Aline Pellegrino, ex-jogadora da seleção
Aline Pellegrino, ex-jogadora da seleção
O evento, que faz parte das ações da campanha Por Ser Menina e do projeto Futebol Feminino, acontecerá das 8h às 12h, no auditório da Universidade Federal do Maranhão. Seu objetivo é promover a disseminação e sensibilização da sociedade sobre os direitos de meninas e meninos, além da promoção do empoderamento e do fortalecimento dos jovens. Os organizadores esperam um público de aproximadamente 220 pessoas entre professores de educação física e outros profissionais da educação.
Às 11h30 haverá um momento de entrevistas à imprensa credenciada.
Na ocasião, a ex-atleta também formada em educação física, falará sobre “o futebol como agente transformador na vida das meninas”. Uma das bandeiras defendidas por Aline após parar de jogar é a conscientização da sociedade sobre a valorização da mulher e das questões relacionadas ao gênero, principalmente no esporte. Atualmente, Aline Pellegrino é diretora do “Guerreiras Project Brasil”, um coletivo de jogadoras, acadêmicos, artistas, e ativistas que usam o futebol como ferramenta de promoção da justiça de gênero.
Outro momento de destaque do encontro será a palestra de Celia Bonilha, gerente técnica de Empoderamento Econômico e Gênero da Plan International Brasil, que abordará “a prática esportiva e as violências baseadas em gênero”. A programação contará ainda com uma apresentação de Elaine Azevedo, gerente técnica de Educação e Primeira Infância, que falará sobre a “vulnerabilidade das meninas durante a realização de práticas esportivas”.
O evento será finalizado com apresentações culturais de meninas participantes do projeto Futebol Feminino, iniciativa que visa ampliar as oportunidades de inclusão e integração social de jovens e adolescentes, entre 14 a 24 anos.
Aline em lance da final do mundial feminino entre brasil e Alemanha
Aline Pellegrino
Zagueira, iniciou sua carreira aos 15 anos e serviu a seleção brasileira por oito anos, tornando-se capitã da equipe. Jogou ao lado de grandes atletas como as atacantes Cristiane e Marta. Conquistou os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi finalista da Copa do Mundo daquele ano e medalha de prata das Olimpíadas de 2004, os tempos de glória do futebol feminino brasileiro. Aos 31 anos parou de jogar após passagem pelo Rossiyanka, do futebol russo e pelo Santos onde, entre outros títulos, foi bi-campeã da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. É formada em educação física e ainda teve uma experiência como treinadora no Vitória de Santo Antão (PE). Mais recentemente, trabalhou em escolinhas de futebol voltada para meninas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PLAN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário