Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 10 de abril de 2014

POUCA CHUVA » Chuvas em São Luís estão abaixo da média prevista para abril, dizem meteorologistas

Mesmo com chuva que caiu nesta quarta-feira, meteorologistas dizem que volume ainda está abaixo da média para o mês de abril na capital. (KARLOS GEROMY/OIMP/DAPRESS)
Mesmo com chuva que caiu nesta quarta-feira, meteorologistas dizem que volume ainda está abaixo da média para o mês de abril na capital.
Apesar da chuva que caiu durante toda a manhã de ontem em São Luís, o volume está abaixo da média prevista pelos meteorologistas. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, deveria chover 476 mm, como estamos no décimo dia do mês de abril, a média deveria ser de 15 mm por dia e só choveu 6 mm por dia. Isso mostra que o volume de chuva está abaixo da média.

Segundo a meteorologista Andrea Cerqueira, São Luís está no período chuvoso, que começa no mês de fevereiro e vai até maio. Conforme estudos sobre o clima, abril é o mês mais chuvoso dentro do normal. Porém nos últimos anos fazendo um comparativo em relação entre 2013 e 2012 as chuvas têm ficado abaixo do nível.

“O mês de abril não alcançará a média,mesmo sendo o mês mais chuvoso do ano. Porém não há possibilidades de estiagem em São Luís. Os eventos de chuvas fortes permanecerão até o fim do mês”, relata.

Andrea explica que o período chuvoso tem se comportado de forma irregular, sendo que as chuvas não estão sendo bem distribuídas nem no espaço nem no tempo. Como exemplo ela cita o mês de março (2014) considerado o segundo mês mais chuvoso em São Luís, o valor previsto para a chuva era de 428 mm dentro do normal e só choveu 122,8.

“As chuvas que caíram em março aconteceram de forma assim: uma pancada de chuva aqui outra ali, então essas características da chuva no tempo e no espaço são características deste processo deste inverno anômalo.”, afirma.

Segundo Andrea, todo o ano a zona de convergência intertropical se localiza mais ao Sul do Equador e por essa razão as chuvas são mais intensas no primeiro semestre do ano, não só aqui, mas em toda a região Nordeste.

“A pouca chuva se dá em função da pouca atividade da zona de convergência intertropical sobre o Maranhão, isso no extremo Norte do Maranhão e na Capital. Esse é o motivo do baixo nível de chuva em São Luís nos últimos anos.”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário