Publicidade

Publicidade

domingo, 13 de abril de 2014

Prefeitura participa do 7° Fórum Urbano Mundial na Colômbia

São Luís está entre as oito capitais brasileiras que participaram da 7° edição do Fórum Urbano Mundial (FUM), realizado na cidade colombiana de Medellín, de 7 a 11 de abril. A convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, representou a Prefeitura de São Luís, que é articuladora da Plataforma de Centros Urbanos.

No encontro sobre cidades e desenvolvimento urbano mais importante do mundo, o Fórum deste ano teve como tema “Igualdade Urbana no Desenvolvimento: Cidades para a Vida”. Foram debatidas formas de articular o desenvolvimento econômico e a urbanização, em atividades como diálogos, mesas redondas, eventos em rede, sessões especiais, eventos de capacitação.

Para a titular da Semcas, a participação de São Luís no evento é uma oportunidade de conhecer intensamente o processo de transformação social e urbana da cidade anfitriã, Medellín. A cidade-sede do evento deixou para trás a posição de uma das mais violentas do mundo para ser referendada pela criatividade e inovação. “É um momento de grande aprendizagem. O conhecimento de uma experiência exitosa nos traz maior knowhow e nos auxilia na implementação da Plataforma de Centros Urbanos em São Luís, a partir de uma estrutura com reconhecimento público e de visibilidade internacional”, destacou Andréia.

Em novembro de 2013, a Prefeitura de São Luís assinou o Termo de Parceria com o Unicef para a implantação da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) na capital maranhense. A assinatura do termo faz parte das determinações do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para fortalecer a política pública da Assistência Social em São Luís.

A Plataforma de Centro Urbano é uma iniciativa do Unicef que prevê ações voltadas para a redução das desigualdades e para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, especialmente daquelas que têm seus direitos mais violados, nas grandes cidades.

Oito capitais brasileiras (São Luís, Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) têm a missão de reduzir as desigualdades urbanas no período de 2013 a 2016. O compromisso é firmado entre o Unicef, as prefeituras e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada uma das cidades.

O FÓRUM

Realizado a cada dois anos pelo Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas – UN-Habitat, o Fórum tem o objetivo de analisar as principais questões sobre assentamentos urbanos no mundo, incluindo a urbanização acelerada e seus impactos nas cidades, comunidades, economia, mudança climática e políticas públicas.

Além da discussão da agenda de desenvolvimento pós-2015, o evento é o último antes do Habitat III, que acontece a cada 20 anos. Durante os cinco dias do 7° Fórum Urbano Mundial, passaram por Medellín prefeitos de grandes cidades como Santiago, Johanesburgo e Barcelona. O evento tem a participação, ainda, de analistas como Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário