Foi publicada nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério da Justiça que mantém a Força Nacional de Segurança Pública no estado até o dia 30 de abril. A medida visa continuar mantendo o apoio aos órgãos federais durante o cumprimento da decisão judicial, que determina a retirada de famílias ocupantes indevidamente as terras indígenas Awá-Guajá, em Santa Inês. Cerca de 300 famílias que estavam irregularmente na área já foram retiradaa, mais ainda há muitas outras.
Os agentes da Força Nacional estão no Maranhão desde o dia 13 de outubro, do ano passado. A Força Nacional continua atuando no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, contribuindo ainda com os atendimentos a ocorrências de alta complexidade, em São Luís.
A permanência da Força Nacional de Segurança no Maranhão, ocorreu ocorreu desde quando houve, rebelião na Casa de Detenção do Complexo penitenciário de Pedrinhas, que resultou nove presos sendo mortos em um confronto, entre facções criminosas rivais. Na ocasião, a governadora Roseana Sarney decretou situação de emergência no sistema penitenciário do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário