Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 11 de abril de 2014

SISTEMA CARCERÁRIO » "O presídio é uma caixinha de surpresas", diz Uchôa sobre tentativas de fugas

Uchôa disse que é impossível impedir que as tentativas de fuga ocorram.
Uchôa disse que é impossível impedir que as tentativas de fuga ocorram.
Após mais uma tentativa de fuga registrada nesta quinta-feira (10), o Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, conversou com a reportagem do O Imparcial sobre o alto número de casos ocorridos nos últimos tempos. De acordo do Uchôa é impossível impedir que as tentativas ocorram. 

“O presídio é uma caixinha de surpresas. É humanamente impossível impedir que ocorra tentativas de fugas", diz.

Ao todo seis tentativas e duas fugas já foram registradas em unidades prisionais de São Luís, apenas no mês de março e início de abril. Um total de 13 detentos voltaram ilegalmente às ruas. 

Quando questionado sobre quais medidas de segurança serão incrementadas no intuito de coibir novas tentativas, o secretário disse que já está realizando todas as medidas possíveis, como revistas em visitantes e vistorias nas celas. 

Sobre a origem dos túneis encontrados, Sebastião Uchôa informou que tudo depende da condição em que o preso se encontra. Segundo ele, os detentos se aproveitam de momentos em que os agentes não estão por perto para cavar e escondem os túneis com panos para não serem descobertos. Outro fator importante é o contrabando ilegal de ferramentas que os familiares dos encarcerados conseguem levam para dentro do presídio. 

"Sabendo que essa é a principal forma de entrada desses materiais nos presídios, a vistoria desses está sendo cada vez mais intensificada e revistas nas selas são feitas várias vezes ao dia com o objetivo de descobrir grades serradas, túneis, armas e celulares", cncluiu o secretário.
 
Tumulto 
Nesta sexta-feira (11) um princípio de tumulto foi registrado na Penitenciária de Pedrinhas. De acordo com informações do comandante do Batalhão de Choque, coronel Sá, os detentos iniciaram um quebra-quebra dentro da unidade prisional nas primeiras horas da manhã, mas policiais militares foram acionados imediatamente e contiveram o tumulto.

Tentativa de fuga
Uma tentativa de fuga foi abortada na tarde de quinta-feira (10), na Central de Custódia de Presos de Justiça do Anil (CCPJ). A coordenação do presídio descobriu um túnel na cela 5 do pavilhão interno. Os homens da Força Nacional e do Batalhão de Choque da PM foram acionados para evitar a evasão em massa.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou que o túnel foi descoberto durante a vistoria diária feita pelos agentes penitenciários e monitores de uma empresa terceirizada que presta serviços nas unidades prisionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário