Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 14 de abril de 2014

VERGONHA – Paciente reclama de atendimento em Hospital de Codó e é barrado no HUT, em Teresina, por ser do Maranhão

TERESINA Pacientes do Maranhão, para serem atendidos no Piauí é preciso preencher uma série de requisitos por determinação do Governo Piauiense. Em razão disso, muitos pacientes que buscam atendimento em hospitais de Teresina e não estão dentro dos critérios da rede de saúde pública do Estado, passam por muitos transtornos e em quase 100% dos casos são barrados, e voltam para suas cidades com os mesmos problemas de saúde porque são impedidos de serem atendidos nas Unidades de Saúde do Piauí.
Agricultor Cícero Ferreira esperou mais de 5h para ser atendido em unidade
Mas os maranhenses não precisariam se exporem aos mais diversos tipos de humilhações no Estado vizinho, se os municípios dessem prioridade em oferecer, pelo menos, o básico nos serviços de saúde do SUS. Exemplo desse desleixo dos governantes maranhenses com a população de seus respectivos municípios, foi o que ocorreu na sexta-feira (11)na capital piauiense. Foi registrado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o caso de um paciente que ficou deitado na porta da unidade de saúde, após ter sido impedido de entrar por ser do Estado do Maranhão.
O agricultor Cícero Ferreira de Sousa, 25 anos, contou à reportagem da TV Clube (afiliada Rede Globo) que chegou por volta das 10h no pronto socorro do HUT para buscar atendimento, mas não passou da recepção do Hospital, porque ele não era do Piauí. “Nem na enfermaria não me deixaram ir, peço ajuda para ser atendido porque estou muito doente”, declarou Cícero que após ter sido negado o pedido de atendimento, ficou esperando deitado no chão e só no fim da tarde de sexta, foi recebido pelo HUT onde fez exames para descobrir a origem das dores.
A FRACA SAÚDE DE CODÓ
A situação do paciente maranhense expôs em rede estadual o caos na saúde de Codó. A reportagem não informou a cidade de origem do agricultor, mas relatou que Cícero disse ter sido atendido, na noite anterior, no Hospital de Codó e mesmo se queixando de fortes dores no abdômen e na cabeça, o médico que o atendeu aqui no município lhe indicou, apenas, aplicação de soro. O que é uma vergonha, já que a prefeitura afirma dispor de uma saúde de qualidade e na prática, não está servindo nem com o básico, e assim como esse agricultor, muitos outros sofrem perambulando pelas ruas de Teresina em busca de atendimento médico.
O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, disse que o hospital não faz restrição para atendimento a pacientes de qualquer estado, desde que seja caso de urgência, transportado em ambulâncias e com indicação da cidade de origem.
Veja o vídeo AQUI
(Com informações do G1 PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário