Uma tradição que se repete ano após ano. O Arraiá de Teté acontece hoje, a partir das 19h, na porta do Laborarte e reúne os grupos Cacuriá Mirim de Ildenê, Cacuriá Estrela de São Francisco, Cacuriá de Dona Teté, bumba boi da Floresta, Quadrilha Vai Quem Quer, Show de cantorias juninas com Rosa Reis, Chico Nô, Tião Carvalho e demais convidados e Roda de Tambor de Crioula.
O arraial só acontece neste dia e é especial porque é a data em que se comemora o aniversário de Dona Teté, falecida em 2011. O aniversário que era um arraial com várias brincadeiras, acontecia antes na porta da casa de Teté, tempos depois se transferiu para o Laborarte.
“O aniversário de Teté era sempre uma noite de muita festa com muitas pessoas e grupos que iam lá prestigiá-la. Depois que ela ficou debilitada nós levamos para a porta do Laborarte e após o falecimento dela decidimos continuar, pois é um momento de homenagem para ela que sempre comemorava o aniversário com muita cultura”, comenta a cantora Rosa Reis.
A festa começa às 19h com os grupos mirins, em seguida os demais grupos de apresentam. O show precede a roda de tambor de crioula que recebe inúmeros convidados. “É um arraial bem porta de casa mesmo com amigos, parceiros, uma coisa bem caseira”, define Rosa.
Teté é a representante mais conhecida do cacuriá. Almerice da Silva Santos, caixeira, rezadeira popular e percussionista maranhense, é considerada responsável pela introdução de novos instrumentos na brincadeira. O cacuriá que leva o nome dela foi criado em 1986, quando o Laborarte decidiu montar um grupo e a convidou para juntos desenvolverem uma pesquisa que culminaria na criação do espetáculo Cacuriá de Dona Teté.
Durante as apresentações Dona Teté encantava o povo com sua voz firme, seus versos de duplo sentido e sua irreverência. Alguns de seus jargões como “precisa”, caíram na boca do povo, assim como suas cantigas. Algumas delas, como Choro de Lera, Mariquinha e Jacaré Poiô causam euforia no público durante as apresentações nos arraiais.(PC)
Anota Aí!
O quê? Arraiá de Teté
Quando? Hoje (27), às 19h
Onde? Laborarte (Rua Jansen Muller, Centro)
Quanto? Aberto ao público
Nenhum comentário:
Postar um comentário