O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (Icei-MA) descolou do índice de confiança nacional. Pelo terceiro mês seguido, o Icei-MA cresceu, ficando em 59,4 pontos em junho – crescimento de 1,5 ponto em relação a maio - enquanto que, no mesmo período o indicador para o cenário nacional caiu, ficando em 47,5 pontos, uma queda de 0,5 ponto em junho.
Os resultados mostram que o empresário industrial maranhense está otimista, enquanto os empresários da indústria brasileira seguem pessimistas, cenário que vem se configurando desde abril deste ano.
O indicador maranhense cresceu principalmente pela forma com que as empresas industriais de extração e transformação tem avaliado as condições de seus negócios e do mercado. Segundo o Icei-MA, pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema),o indicador de confiança marcou 60,3 pontos.
Em relação a expectativa para os próximos seis meses, todos os índices pesquisados apresentaram crescimento, com destaque para as condições atuais da economia brasileira e do estado foram avaliadas por terem sido os indicadores as que mais aumentaram em relação a maio, crescendo 3,6 e 3 pontos, respectivamente.
Em relação ao índice geral de confiança tanto na indústria da construção civil, quanto na de extração e transformação, a confiança industrial cresceu, com os índices ficando quase 16,4 pontos e 16,7 pontos, respectivamente, acima da linha divisória dos 50 pontos (quando o indicador está abaixo deste patamar indica pessimismo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário