cantador Neto da Mata e brincantes do Bumba-boi da Mata se preparam para a reta final das festividades de São João com o %u2018Lava-Boi%u2019. |
Neste sábado, mais de 20 grupos de bumba-meu-boi do sotaque de matraca passarão pelas ruas de São José de Ribamar, se despedindo do período junino. O Boi da Mata se apresentará durante algumas horas e deve legar consigo centenas de brincantes. Para aguentar toda essa correria, Neto terá a ajuda de outros dois cantores.
“Só podemos realizar a morte do boi depois do Lava Boi. Já é uma festa tradicional e que grande parte dos bois de sotaque de matraca participam. È desgastante, mas é gratificante também. Vou ter o Waldiná e Pititiu, que também cantam e que irão me ajudar nessa tarefa. Para quem realmente gosta, é um evento imperdível”, declarou Neto da Mata.
Depois deste evento, todos os bois começam a realizar suas’mortes’ devido ao fim do período junino e fazendo alusão a história de Pai Francisco e Mãe Catirina. Apesar de acompanhar os festejos juninos desde pequeno, o cantador afirma que todos os anos a emoção é diferente.
“Sempre que chega o período junino é uma emoção diferente. Cada apresentação é uma emoção única. É o melhor período do ano. No São Marçal e no Lava boi nós ficamos desgastados mas é muito bonito ver todos aqueles grupos e o público reunidos mostrando a paixão pelo sotaque de matraca” completou.
Lava-bois
No sábado, a festança tem início a partir das 19h no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da Sede da cidade. Na programação Bumba-Boi Meu Tamarineiro; Inês Maranhão e Companhia Novo Brilho; e Banda Dois Corações.
Festa chega, este ano, a sua 61ª edição e reunirá milhares de brincantes |
No domingo – ponto alto do evento – o encontro dos grupos de Bumba-Bois (de todos os sotaques) têm início logo pela manhã e dura o dia todo. Estes grupos, de maneira espontânea, irão desfilar na Avenida Gonçalves Dias, principal da Sede do município, e, em seguida, se apresentarão no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário