Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Plan Brasil inaugura rede de abastecimento de água em comunidade rural de Codó

No próximo dia 04 (sexta-feira), a Plan International Brasil em parceria com a comunidade rural Riacho Seco realiza a cerimônia de inauguração da rede de abastecimento de água que atenderá todos os 200 moradores da comunidade. A iniciativa faz parte do projeto Água Saúde e Vida da Plan que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias por meio da construção de um sistema de abastecimento de água e do fornecimento de água potável para pessoas que sofrem com a falta de água tratada, ocasionando uma série de doenças aos moradores. A inauguração acontecerá na própria comunidade, localizada a 75 km da sede, zona rural de Codó/MA. O evento contará com a presença de lideranças comunitárias e autoridades, como o prefeito municipal, vereadores, educadores da rede pública e moradores de comunidades vizinhas.
A rede de abastecimento da comunidade Riacho Seco atenderá aproximadamente 200 moradores. O poço tubular profundo tem potencial de fornecimento (vazão) de 17 mil litros por hora. O projeto não contou apenas com a perfuração ou ajuste de poços artesianos, que servirão de base para o fornecimento de água potável. A iniciativa consiste também na formação de comitês comunitários que atuarão na gestão do sistema, garantindo seu pleno funcionamento e também na sensibilização e oficinas sobre o uso adequado e consciente da água, bem como higiene, fatores que interferem na saúde das populações. Essa ação conta com apoio de profissionais técnicos da Plan e profissionais de saúde e envolvem todos os moradores e moradoras das comunidades, principalmente, as crianças.
Desenvolvemos esse tipo de ação complementar, pois além de ter água de qualidade as pessoas precisam saber usá-la. Assim, garantimos qualidade e quantidade de água para o atendimento das necessidades humanas”, afirma Gabriel Barbosa, gerente da Unidade da Plan em Codó.
Todo o processo de construção do poço faz parte da metodologia da Plan em trabalhar de forma participativa com a comunidade promovendo o Desenvolvimento Comunitário Centrado na Criança e no Adolescente (DCCCA). Além da criação do projeto ser fruto de uma demanda dos próprios moradores, que apresentam a necessidade para a equipe da organização, um comitê comunitário é estabelecido em cada comunidade, que participa de oficinas de capacitação para o desenvolvimento e gestão do projeto. Isso porque, devido à localização das comunidades, é importante que os próprios moradores saibam fazer pequenas manutenções ou reparos no dia-a-dia para que o fornecimento de água não seja interrompido. 
Todos esses comitês contam com a participação de crianças, jovens, homens e mulheres. É um comitê bem heterogêneo. Além disso, empresas parceiras oferecem esse treinamento para a manutenção e gestão quando a obra é concluída e a empresa finaliza seu trabalho”, afirma Maria Piedade, promotora comunitária da Plan. O projeto ainda conta com confraternização, seminários, entre outros eventos durante os módulos das oficinas.
Fonte: ASSCOM PLAN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário