Publicidade

Publicidade

sábado, 3 de janeiro de 2015

Maranhão não alcança meta de vacinação contra pólio e sarampo

Mesmo após duas prorrogações de prazo, o Maranhão não conseguiu atingir a meta na campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, iniciada no dia 8 de novembro. A cobertura proposta pelo Ministério da Saúde era de vacinar 95% do público alvo. No Estado foram vacinadas contra poliomielite 84,33% das crianças e 81,35% contra o sarampo.
O encerramento estava marcado inicialmente para o dia 28 de novembro, foi prorrogado para o dia 12 de dezembro e, por fim, para o dia 31. Desta vez a prorrogação vai durar até que seja alcançada a meta proposta pelo Governo Federal.
A imunização contra poliomielite é destinada a 12,7 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos).
Os pais devem ficar atentos às possíveis contraindicações das vacinas. Para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação contra sarampo ocorrerá posteriormente. As crianças que estejam com febre acima de 38º ou alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de se vacinarem.
Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (defesas do organismo alteradas) e que tenham apresentado reação alérgica severa à dose anterior dessas vacinas.
Doenças
O sarampo é uma doença viral, que pode ser acompanhada por febre, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. O contágio ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar.

Também causada por um vírus, a poliomielite pode causar sérias lesões no sistema nervoso, provocando até paralisia das pernas. A infecção é principalmente oral.
G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário