O Centro de Controle de Zoonoses de Caxias (CCZ) realizou entre os dias 12 e 16 de janeiro o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2015. Como base no que foi verificado, os dados apontam que o Índice de Infestação Predial (IIP) geral no município é de 2,2%, isso representa estado de alerta para risco de surto de dengue.
Os agentes de combate às endemias visitaram 2.230 imóveis, onde foram encontradas 50 amostras positivas para o vetor transmissor da dengue. Baseado no LIRAa, as localidades que apresentaram maior infestação predial foram Matadouro (12,5%), Cajueiro (11,1%), Veneza (8,3%) e Refinaria (6,8%).
Para combater o crescimento de vetores, além do trabalho rotineiro de inspeção nas residências pelos agentes de endemias, são promovidas pelo CCZ ações educativas, como panfletagem nos bairros, alertando a população sobre os riscos da dengue e também sobre a febre Chikungunya, que também é transmitida peloAedes aegypti, com sintomas semelhantes aos da dengue.
Saiba mais
Classificação do LIRAa, segundo o Ministério da Saúde, com base do Índice de Infestação Predial (IIP):
De 0% a 0,9% – Baixo Risco
De 1% a 3,9% – Médio Risco
De 4% a 7,9% – Alto Risco
** Caxias está com 2,2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário