Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Vereador Pastor Max elabora Projeto de Lei que cria Dia Municipal do Idoso

Pastor Max
Pastor Max
Na sessão desta semana, o vereador Pastor Max levou a tribuna um tema pouco discutido na Casa: a terceira idade. O edil lembrou que no dia 1 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso em todo nosso país e que em Codó não será diferente.
“Sobre esse importante tema quero destacar também que diversas ações já estão sendo desenvolvidas em nosso município com os esforços da nossa amiga Alicemar de Jesus, através do Projeto Conviver”, comentou.
Pastor Max ponderou sobre as dificuldades e desafios que enfrentam as pessoas da terceira idade, as vezes em seu próprio ambiente familiar. “Infelizmente ainda não sabemos lidar com os desafios que representam cuidar e experimentar da velhice em nossa sociedade.
O preconceito e a desigualdade estão presentes em nosso envelhecimento. Esse preconceito que se disfarça na falta de oportunidades, que se disfarça na exclusão do idoso dentro da sua própria casa, que se disfarça na apropriação indébita do seu dinheiro por aqueles que vão, em tese, ajudá-lo, a buscar o dinheiro no banco”.
Políticas públicas para a terceira idade
Sabendo da grande demanda por políticas públicas que incluam e acolham o público da terceira idade em Codó, sobretudo das comunidades mais carentes, o vereador Pastor Max preconizou a necessidade de uma maior mobilização das autoridades e da sociedade em relação aos idosos.
“O nosso esforço precisa ser direcionado também para esta clientela, até porque a velhice é o futuro de todos nós. E muitas vezes deixamos de tratar desse tema tão importante porque temos dificuldade em nos reconhecermos no velho e na velhice, mas ela vai nos alcançar. E isso não é tarefa de uma pessoa ou de apenas um grupo, mas de uma cidade, de um estado, de um país. Não é fácil, por isso trago a reflexão”
Dia Municipal do Idoso
Embora o parlamentar reconheça que já existam iniciativas importantes voltadas para a terceira idade, como o Projeto Conviver e o Lar do Idoso São Pio, o município precisa de mais iniciativas e ações que protejam e levem mais dignidade, conforto e comodidade ao idoso.
“O que todos os nossos idosos necessitam é dignidade. Talvez este não seja um tema que chame atenção, que repercuta explosivamente nos blogs e telejornais, mas é um tema que interessa aqueles que mais necessitam dessas políticas: os nossos idosos e seus familiares. Famílias que gostariam de garantir a chance de envelhecer com saúde, com dignidade, com trabalho, com respeito, com educação, com moradia, com a oportunidade de ser o que quiserem e serem respeitados na hora de se aposentarem”
Dentro dessa perspectiva, Pastor Max elaborou o Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Idoso, a pedido de toda essa comunidade e daqueles que trabalham diretamente na garantia dos direitos dos idosos. O parlamentar dará entrada nesta semana e em breve anunciará a toda comunidade, com a aprovação de todos os edis da Casa do Povo.
Minha Casa, Minha Vida em Codó
Pastor Max ainda informou que devido a necessidade dos sorteados do programa Minha Casa Minha Vida, se reuniu com o gerente do Banco do Brasil para tratar sobre a situação da entrega das casas do programa. Ficou acertado com a direção da agência uma reunião com os vereadores e a imprensa, para prestar os esclarecimentos sobre como anda esse processo e os prazos reais de entrega.
Afastando qualquer rumor ou informações infundadas.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário