Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Governo do Estado e Prefeitura discutem ações para acabar com os problemas ambientais na região dos Cocais

Seminário na UFMA, em Codó
Seminário na UFMA, em Codó
O Governo do Estado está realizando hoje, em Codó, o Seminário de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental, com a participação de representantes dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Peritoró, São Mateus e Timbiras. O evento tem o objetivo de assegurar a implementação de todas as linhas da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado, através de programas e projetos de educação ambiental.
Durante todo o dia de hoje, o Seminário vai está sendo realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão. A mobilização tem como público alvo, a sociedade civil organizada que vai está discutindo as propostas contendo subsídios que irão integrar o Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão.  
Para construir as propostas de ação da Política Estadual de Educação Ambiental, as mais variadas representações da sociedade maranhense vão ser representadas através de: Cooperativas, associações e sindicatos. A sociedade codoense já tem duas prioridades sobre questões ambientais.
O município atravessa um drama que tem afetado, sobretudo, os pescadores. O Rio Itapecuru está sofrendo com a degradação e de acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcelo Coelho, já será traçado de imediato um meio para evitar que uma das maiores fontes de recursos hídricos do Maranhão continue sendo afetada da forma em que está.

Além do Itapecuru, outro ponto que tem tirado o sono das famílias codoenses é o lixão a céu aberto que vem provocando há algum tempo, uma série de reclamações, e muita gente está adoecendo por causa das queimadas dentro do lixão. A fumaça cobre o Codó Novo, um dos maiores bairros da cidade. O secretário de Meio Ambiente do Município, Ferdinando Rocha, disse que há muita dificuldade para resolver o problema dos moradores devido a falta de recursos para manutenção de uma usina ou até mesmo um aterro sanitário.
O próximo seminário de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental vai ser realizado na cidade de Timon, dia 16, próxima sexta-feira e vai reunir representantes de pelo menos mais oito municípios. O secretário garante que o plano será executado em curto prazo para acabar com os problemas ambientais no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário