Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Na contramão do exercício da profissão, associações da PMs de Mato Grosso condenam jornalista

As associações dos militares de Mato Grosso lançaram nota de repúdio contra a tentativa do jornalista da Rede Globo, Alex Barbosa, de realizar uma matéria mostrando as facilidades nas passagens de drogas pela região de fronteira daquele estado com a Bolívia.
Jornalista Alex Barbosa
Jornalista Alex Barbosa
A equipe de Barbosa queria adentrar ao Brasil, através de uma estrada vicinal com pacotes de um pó branco como se fosse cocaína, mas foi interceptado por agentes da GEFRON.
A interceptação só teria ocorrido porque o jornalista comunicou ao Ministério Público Federal que iria fazer uma reportagem mostrando as facilidades para a entrada da droga no Brasil. Para alguns especialistas, o MPF vazou a informação para o GEFRON.
Alex Barbosa, que já esteve no Maranhão como repórter da Globo e é um excelente profissional, chegou a ser conduzido com sua equipe para a Delegacia da Polícia Federal na cidade de Cáceres, onde tudo ficou esclarecido.
Mas as associações, na contramão do exercício do profissional de jornalista, faz uma nota com questionamentos equivocados para não dizer imbecis e indaga:
  • É correto o jornalista se envolver numa reportagem a ponto de simular uma prática criminosa?
  •  A reportagem como estava sendo feita pela equipe de jornalistas da Rede Globo de Televisão, ao invés de alertar as autoridades para as deficiências, não estaria incentivando a prática criminosa?
Ora, quanta tolice ou santa ingenuidade. A Globo, assim como outras emissoras, ou jornais impressos exibem reportagens exclusivas em que os jornalistas arriscam a própria vida para denunciar situação de irregularidades. Chegam a se passar por compradores de falsos diplomas, terrenos não existentes, notas fiscais frias e outros ilícitos para mostrarem o grau de corrupção neste país.
Estariam eles incentivando ou denunciando o crime? Não fosse a imprensa com seus jornalistas corajosos, estariam abafados até hoje os maiores escândalos que corroíam o dinheiro público, que tiravam da boca das crianças a merenda escola, por exemplo.
Quanto as fragilidades e até certas facilidades nas fronteiras, por onde passam as armas ilegais e as drogas, a imprensa deve denunciar sim, inclusive a participação de policiais na ilicitude.
O bravo jornalista Alex Barbosa tem a solidariedade do blog
Véiculos da TV América que transportava pó de gesso para a reportagem
Véiculos da TV América que transportava pó de gesso para a reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário