Diante da greve dos bancários,
deflagrada na última terça-feira (6) no Maranhão e em outros estados, o Instituto
de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA) informa que os consumidores não
podem ser prejudicados por problemas decorrentes da paralisação. O órgão
destaca, ainda,que o consumidor pode usar meios alternativos para quitar os
débitos, contudo, é abusiva a cobrança por parte dos Bancos de encargos (juros
e multas) e fere o direito do consumidor.
O presidente do PROCON-MA, Duarte
Júnior, ressalta que a maioria das contas pode ser paga nos terminais de
autoatendimento através do código de barras, casas lotéricas e internet
banking. Além disso, caso a compra tenha sido feita em lojas de departamentos,
as contas ainda podem ser pagas nas próprias lojas.
“O consumidor jamais deverá ser
prejudicado por problemas decorrentes da greve, mas, caso se sinta lesado, é
importante formalizar a reclamação pelo aplicativo do Procon MA ou em alguma
das unidades espalhadas pelo Estado”, enfatizou Duarte Júnior.
Denúncia
O Procon orienta o cidadão que, ao
verificar o descumprimento da lei, formalize uma denúncia no órgão de sua
cidade ou a denúncia também pode ser
feita pelo aplicativo do Procon, pelo Portal do Consumidor
(www.procon.ma.gov.br), nos postos avançados ou pelas redes sociais
(instragram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon
Maranhão.
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