Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Vereadores fiscalizam postos de saúde e encontram obras abandonadas

Na sessão ordinária desta segunda-feira (05) na Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Figueiredo (PSDB) se manifestou a respeito da situação em que se encontram as unidades básicas de saúde – USBs que, parte teve início em 2012, estão abandonadas. A preocupação do parlamentar é que há necessidade de utilização desses postos e a população não está usufruindo como deveria. De acordo com o vereador outro problema vai ser a conclusão dessas unidades de saúde já que a verba que foi investida irá precisar de outros investimentos para repor o que já foi destruído desde que as obras foram paralisadas.
Esses postos de saúde tiveram as construções iniciadas três anos atrás. Em 2012, portanto, antes das eleições municipais e, infelizmente, após três anos a população de Codó ainda não pode ser beneficiada com a entrega dessas obras. Fica nosso pedido para que o prefeito, secretaria de saúde do município tomem as medidas cabíveis, urgentemente, porque a população clama por saúde pública de qualidade porque são pessoas, em sua maioria que não tem condição financeira de se tratar com médico particular seja em Codó ou em outra cidade”, disse o vereador.
Rodrigo informou durante seu pronunciamento que esteve, juntamente, com a comissão de Saúde da Câmara na semana passada visitando os locais onde  foram iniciadas as construções e o que os vereadores, acompanhados do secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, encontraram foi uma situação preocupante com o vandalismo. As obras estão tomadas pela destruição devido a falta de preservação das construções por falta de vigilância nos postos que deveriam está sendo guardados pela empresa que está construindo as USBs.
Nós estivemos com a Comissão presidida pelo vereador Gracinaldo Ferreira na manhã de quinta-feira passada cinco postos de saúde. Fomos, aqui, próximo à Câmara, no Matadouro, e está inacabado o posto de saúde. Estivemos no da Trizidela e também está inacabado. O do Codó Novo, um em que se encontra na pior situação, está sem o forro, parte das telhas já está quebrada e janelas do mesmo jeito, isso porque a população ainda não usufruiu um dia sequer e não foi conservado. Só o do Santo Antônio ainda se encontra em estado de conservação melhor. Porém, o do bairro São Pedro está na pior situação, muito mais que o do Codó Novo. Paredes pichadas, janelas de vidro quebradas, sem forro e isso é dinheiro do povo de Codó que foi jogado fora, devido a falta de comprometimento da prefeitura que deve cobrar da empresa”, declarou o vereador sobre a situação das unidades básicas de saúde que estão com as obras abandonadas.
Rodrigo alertou ainda que a prefeitura acione os direitos assegurados na justiça para que a empresa honre com seus compromissos e evite que haja desperdício de dinheiro público uma vez que para serem concluídas as obras será necessário novos gastos com material que já havia sido colocado como portas, janelas dentre outros que fazem parte do acabamento das construções.
O vereador informou ainda que, segundo o secretário Márcio esmero, a empresa que ganhou a licitação foi afastada e que será aberto novo processo licitatório para que a nova contratada dê continuidade às obras para que os postos de saúde sejam entregues à sociedade. Mas não há prazo para que sejam feita a licitação, portanto, não tem como estabelecer data para reinício e conclusão dessas obras.
Ascom – vereador Rodrigo Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário