Publicidade

Publicidade

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Colírio para tratamento do “SAPATÃO” está em falta na cidade de Codó

Milhares de codoenses estão sofrendo com uma doença contagiosa chamada conjuntivite, popularmente conhecida como “SAPATÃO”.
A conjuntivite é uma inflamação nos olhos que os deixa bastante irritados. A melhor forma de tratamento é o uso de um colírio próprio para a conjuntivite.
Existem diversos tipos de colírios e a sua indicação vai depender também do tipo de conjuntivite que o indivíduo possui, pois existem a conjuntivite viral, bacteriana ou alérgica e, para cada tipo, existe um colírio mais adequado.
O colírio mais indicado pelos médicos é o Garasone, que tem como princípio ativo o Sulfato de Gentamicina associado à betametasona, ou seja: um antibiótico e um anti-inflamatório. É próprio para o tratamento de conjuntivite bacteriana, desde que a bactéria em questão seja sensível ao antibiótico. No entanto o medicamento está em falta nas farmácias de Codó.
Na tarde desta terça-feira (20) estivemos em oito farmácias e em nenhuma delas encontramos o colírio Garasone. Os atendentes informaram que estão esperando uma nova remessa do medicamento.
O Diretor Clinico da UPA de Codó, Dr. Stenio Marcio, explicou o que as pessoas devem fazer para evitar que as pessoas contraiam o “SAPATÃO”.
“O que está acontecendo é um processo viral de conjuntivite, muito comum nesse período chuvoso. Recomendamos que as pessoas lavem bastante as mãos com água linda e sempre usar álcool a 70%. Tomem muito cuidado com as maçanetas das portas, você pega na maçaneta e depois passa no olho, aí automaticamente você vai está pegando esse vírus, essa bactéria. Tenham muito cuidado com as mãos, com a limpeza das mãos”, recomendou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário