Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Mearim sobe 6,5 metros e desabriga famílias em Trizidela do Vale/Pedreiras

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale fizeram o nível do rio Mearim, que banha as duas cidades, subir. Com a alta do leito do Rio, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros do Maranhão, tiveram que colocar em prática o plano de retirar as famílias que moram em áreas de risco.
“Em Trizidela do Vale, nós temos a 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, que atende a população da região durante 24 horas por dia e já havia traçado um planejamento de retirada, em segurança, das famílias ribeirinhas”, conta o Comandante do Corpo de Bombeiros (CBM), coronel Célio Roberto.
Inicialmente, com o leito do rio acima de 6,5 metros, dez famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e levadas para abrigos oferecidos pelas prefeituras até que o Mearim volte a sua altura normal. Neste sábado, o Governo do Estado enviou cestas básicas e galões de água às famílias desabrigadas.
Defesa Civil
Desde o inicio do ano e com a proximidade do período chuvoso no Maranhão, a Defesa Civil estadual realizou uma série de avaliações das áreas de risco e promoveu treinamentos para os órgãos municipais, como explica o Chefe do Departamento de Gestão de riscos da Defesa Civil, capitão Fernandes Almeida.
“No início do mês de março, a Defesa Civil Estadual esteve em Trizidela do Vale realizando a capacitação dos agentes de Defesa Civil municipais. Levar informação e promover a qualificação, através de cursos e treinamentos aos municípios vulneráveis, faz parte do nosso plano de contingência, e representa uma ação eficaz, já que o município é responsável pelas primeiras respostas à população afetada por um desastre”, explica o Capitão.
Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira

Nenhum comentário:

Postar um comentário