Publicidade

Publicidade

terça-feira, 17 de julho de 2018

Médico alerta para os cuidados com a CATAPORA que começou a reaparecer em Codó

Nos postos de saúde que visitamos constatamos que tem mãe se descuidando com a vacina contra a VARICELA,  doença mais conhecida como CATAPORA. A técnica de enfermagem Elizângela dos Santos, revelou que algumas cadernetas chegam com grande atraso.

“As vezes tem criança que até 3 anos de idade nunca tomou a primeira dose da varicela…E ELA DEVE SER TOMADA QUANDO? A partir de 1 ano e 3 meses…TEM UMA OUTRA DOSE? Sim, aos 4 anos…QUANDO ISSO OCORRE, QUAL A PROVIDÊNCIA IMEDIATA? Atualizar a carteira pra que a criança não perca estas doses que são muito importante”, respondeu

Importante porque sem a vacina o corpo da criança, explicou-nos o médico, StênioBarbosa, fica mais vulnerável e isso facilita o retorno da doença que é altamente contagiosa – pelo ar, em gotículas de espirro, tosse ou pelo contato direto com as lesões que aparecem por todo o corpo em forma de bolhas.

NA UPA

A UPA  de Codó é quem mais tem recebido casos de Catapora porque é para onde as mães trazem as crianças quando os sintomas mais críticos da doença aparecem. A direção não divulgou números de casos, mas confirmou que eles estão cada vez mais frequentes.

Na fase mais aguda da doença, Dr. Stênio recomenda acompanhamento profissional porque ela chega com febre que pode chegar a 39 graus, mal-estar, falta de apetite e aquelas tradicionais manchas vermelhas que coçam o dia inteiro.

 “Quando as bolhas estão surgindo você vai ter que entrar com antitérmico, alguma medicação pra evitar aquela irritação com fluído, algumas vezes a gente vai ter que entrar também com antibiótico por conta da infecção bacteriana secundária que pode acontecer, hidratar bastante, basicamente é isso aí…MEDICAÇÃO CASEIRA? Medicação caseira não vai surtir tanto efeito não, né, tem muita lenda com relação à isso aí, mas é mais é medicação, hidratação, antitérmico pra reduzir aqueles sintomas”, disse

A doença dura de uma a duas semanas. Adultos que não a desenvolveram na infância podem ter Catapora, embora seja mais difícil.

Para evita-la, em qualquer fase da vida, é melhor vacinar e fortalecer a imunidade do organismo, cuidado que Natália dos Santos já está garantindo para a pequena Ágata atualizando todas as vacinas.

 “É importante porque procura, assim, deixar as crianças imunes às doenças, procura deixar ela sempre saudável, é importante que todas as mães tragam suas crianças”, disse a jovem mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário