Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ALARMANTE: Codó alcança 577 casos de AIDS notificados pelo CTA

Em setembro, Codó chegou  a 577 casos de pessoas vivendo com o vírus da AIDS. Aqui estes dados começaram a ser computados a partir de outubro de 2001 quando o Centro de Testagem e Aconselhamento da cidade começou a funcionar.
São dados sempre crescentes. De janeiro a setembro, por exemplo  já são 51 novos casos, um número que cresce em maior quantidade entre os mais jovens.
A faixa etária com maior incidência da doença é a de 25 a 29 anos de idade (com 91 infectados pelo HIV), mas há ainda casos de pessoas mais jovens como as da faixa etária entre 15 e 19 anos ( que tem hoje 36 soropositivos sendo acompanhados pelo serviço de saúde).
A coordenadora do CTA,  enfermeira Iviny Jordane da Silva Nascimento, explicou-nos que os jovens  são os que mais teimam em ter relação sexual desprotegida.
 “As vezes  quando vem adolescente fazer teste rápido, as vezes até adulto mesmo, eles recebem o resultado e e recebem o aconselhamento e uma das perguntas é se estas pessoas estão usando preservativo na relação sexual e a maioria  responde que não e quando a gente pergunta o motivo é porque   falam que não gostam, é quando a gente fala da importância deles usarem, porque as vezes o companheiro pode ter e ele não sabe e acabar pegando o HIV”, afirmou
AIDS EM IDOSOS
Os idosos também estão aumentando – Codó já possui 28 pessoas a cima dos 60 anos vivendo com AIDS.
Independente da idade todos têm a disposição um serviço de acompanhamento médico com orientação, exames e distribuição gratuita de medicamentos.
 “Ele vai passar por consulta médica, temos duas médicas aqui no nosso CTA, Dra. Janete e Dra. Janaína, Janaína  é nossa médica infectologista que tá de 15 em 15 dias, é  marcado exame de sangue pra esse paciente e aí depois do exame de sangue, confirmando que esse paciente tem realmente ele vai receber toda a medicação de graça aqui no CTA”, explicou a coordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário