Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 9 de junho de 2023

DR. MENDES SE REUNE COM LIDERANÇA DA COMUNIDADE “SÃO BENEDITO DOS COLOCADOS” E MANIFESTA SEU APOIO NA LUTA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS PELA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Dr. Mendes c/ Vice-presidente da Associação Quilombola
São Benedito dos Colocados
Na manha de hoje (09/06), o Pré-candidato a Prefeito de Codó pelo Grupo "Via Certa" Dr. Mendes participou de uma reunião com o Vice-Presidente da Comunidade Quilombola de São Benedito dos Colocados Sr. Sebastião Cunha Santos, ocasião em que foram discutidos assuntos referentes as ameaças sofridas pela Comunidade por Posseiros e Grileiros de terras da região, bem a falta de apoio da Prefeitura Municipal às demandas locais.

Moradores da Associação Quilombola - São Benedito dos Colocados

Segundo informações do líder comunitário, as áreas de terras de São Benedito dos Colocados e Santana com cerca de 3.600 hectares já está cadastrada como território quilombola no Instituto de Terras do Maranhão-ITERMA, no Instituto de Colonização e Reforma Agrária-INCRA e no Instituto Palmares, sendo que na localidade centenas de famílias de lavradores residem há muitos anos. A área pertencente à comunidade está sofrendo constantes ameaças de invasão por posseiros e grileiros de terras, com desmatamentos que tem causado danos ambientais no Riacho Saco. Na reunião foi também relatado o descaso da Prefeitura Municipal de Codó, que há mais 07(sete) anos se omite em construir uma ponte que dá acesso a Comunidade e toda a região, cujo material se encontra no local, porém sem a conclusão da obra. 





Na opinião de Dr. Mendes, a invasão e o desmatamento das áreas pertencentes a Comunidade de São Benedito dos Colocados deve ser apurada com rigor pelo Ministério Público Estadual-MPE e Ministério Público Federal-MPF, uma vez que se trata de uma Comunidade de lavradores que moram na localidade desde 1870, certificada pela Fundação Cultural Palmares, Instituto de Terras do Maranhão-ITERMA, no Instituto de Colonização e Reforma Agrária-INCRA como território remanescente de quilombo, sendo tais atos ilegais uma vez que tem causado danos ambientais, alem de ferir a história e a cultura das dezenas de comunidades quilombolas existentes no Municipio de Codó.


Do mesmo modo para o Pré-candidato, a falta de apoio da Prefeitura Municipal de Codó à Comunidade local é inadmissível, pois a gestão municipal já deveria ter concluído a construção da ponte iniciada no ano de 2017, a qual irá beneficiar a Comunidade e toda a região. 


No final da reunião, Dr. Mendes disse “A Comunidade de São Benedito dos Colocados e todas as demais áreas quilombolas de Codó podem contar com meu irrestrito apoio nessa luta pela preservação da terra, do meio ambiente, da história e da cultura do Município.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse Pré-candidato tem determinação. Ao defender as Comunidades quilombolas e suas famílias Dr. Mendes demonstra preparo e coragem para enfrentar os desafios que é administrar um Município do porte de Codó. Parabéns.

Anônimo disse...

Todos sabem que o Pré-candidato " Ele resolve" causou a invasão e o desmatamento de áreas da Comunidade de São Benedito dos colocados. Porque o Prefeito Zé Mané ficou calado e não defendeu os lavradores.?????

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Mendes. Você tem coragem e determinação. Siga em frente..👏👏👏👏

Anônimo disse...

Agora temos uma boa opção para Prefeito na Eleição de 2024. Defender o povo quilombola é defender a história e a cultura de Codó. Parabéns Dr.

Postar um comentário