Trabalhadoras rurais extrativistas de cinco (5) municípios do Maranhão realizaram, nessa sexta-feira (29) em Codó, um encontro regional em reivindicação pelos direitos das quebradeiras da região Mearim-Cocais. O encontro teve a organização do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), e aconteceu na Associação da entidade, localizada no bairro Codó Novo. O MIQCB é o maior movimento organizado de mulheres da América Latina, e tem cerca de 300 mil mulheres associadas.
De acordo com Áurea Maria, presidente da Associação das Quebradeiras do Codó Novo, as palestras e debates trataram de temas específicos das lutas das extrativistas, que discutiram com especialistas questões sobre a Lei do Babaçu Livre; Direitos das Mulheres à Terra, aos Territórios e às Políticas de Comercialização; Saúde da Mulher e Combate à Violência; Racismo Ambiental.
Áurea Maria explicou a importância das reivindicações, ao comentar que “nossa luta é principalmente na questão do meio ambiente, contra as derrubadas das matas e das florestas do babaçu, que estão sendo derrubadas pelo latifúndio e pelo agronegócio. Este encontro, que comemora o Dia Estadual das Quebradeiras, é de grande aproveitamento, pois estamos discutindo os problemas que atingem o trabalho das extrativistas e das lavradoras e dos lavradores.”
Os municípios representados no encontro foram Codó, Timbiras, Pedreiras, São Luiz Gonzaga e São Luís.
Por: Hildenilson Sousa – Assessor Popular - Comunitário e de Comunicação, com informações de Edsonete Gomes, Assessora Regional do MIQCB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário