Publicidade

Publicidade

sábado, 30 de setembro de 2023

QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU REIVINDICAM DIREITOS EM ENCONTRO REGIONAL EM CODÓ

Trabalhadoras rurais extrativistas de cinco (5) municípios do Maranhão realizaram, nessa sexta-feira (29) em Codó, um encontro regional em reivindicação pelos direitos das quebradeiras da região Mearim-Cocais. O encontro teve a organização do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), e aconteceu na Associação da entidade, localizada no bairro Codó Novo. O MIQCB é o maior movimento organizado de mulheres da América Latina, e tem cerca de 300 mil mulheres associadas.
De acordo com Áurea Maria, presidente da Associação das Quebradeiras do Codó Novo, as palestras e debates trataram de temas específicos das lutas das extrativistas, que discutiram com especialistas questões sobre a Lei do Babaçu Livre; Direitos das Mulheres à Terra, aos Territórios e às Políticas de Comercialização; Saúde da Mulher e Combate à Violência; Racismo Ambiental.

Áurea Maria explicou a importância das reivindicações, ao comentar que “nossa luta é principalmente na questão do meio ambiente, contra as derrubadas das matas e das florestas do babaçu, que estão sendo derrubadas pelo latifúndio e pelo agronegócio. Este encontro, que comemora o Dia Estadual das Quebradeiras, é de grande aproveitamento, pois estamos discutindo os problemas que atingem o trabalho das extrativistas e das lavradoras e dos lavradores.” 

Os municípios representados no encontro foram Codó, Timbiras, Pedreiras, São Luiz Gonzaga e São Luís.

Por: Hildenilson Sousa – Assessor Popular - Comunitário e de Comunicação, com informações de Edsonete Gomes, Assessora Regional do MIQCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário