Desde o início do ano, a Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) vem atuando fortemente no combate ao tráfico de drogas na capital maranhense e no interior do estado, tanto que, somente nessa semana, 19 pessoas foram presas durante ações de combate ao tráfico de entorpecentes deflagradas pela superintendência especializada e delegacias vinculadas.
“Isso não significa apenas números de prisões, a consequência é muito ampla, pois com menos traficantes nas ruas, menor o consumo, menor prática de crimes, como por exemplo, o roubo. Além da redução na taxa de homicídio, que tende a cair com a redução da criminalidade nas áreas alvos das operações policiais “, disse o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.
Prisões
Na última segunda(5), duas ações isoladas e deflagradas pela superintendência, resultaram nas prisões de cinco pessoas em bairros de São Luís e de São José de Ribamar, Região metropolitana de São Luís.
No primeiro caso, ocorrido no bairro do Maracanã, na capital, duas mulheres, de 18 e 40 anos, foram presas após denúncia anônima informando que elas estavam guardando uma quantidade de drogas no interior de uma residência. Com as mulheres, os policiais encontraram cerca de 2kg de drogas semelhantes à maconha, além de duas balanças de precisão e caderno de anotações utilizados para o controle da venda dos entorpecentes.
Já em São José de Ribamar, as equipes policiais conseguiram prender em flagrante, três pessoas, sendo duas mulheres e um homem, pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas.Com trio, foram apreendidas drogas prontas para comercialização, dinheiro e aparelhos celulares.
Em outra ofensiva, realizada nas primeiras horas da manhã da quarta-feira(7), uma megaoperação intitulada de “Pré-Carnaval”, foi deflagrada a fim de neutralizar grupos criminosos responsáveis pela distribuição e venda de drogas na capital maranhense e em cidades da Região Metropolitana.
Cerca de 60 policiais civis saíram às ruas com a missão de cumprir 12 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão contra investigados pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Em São Luís, os policiais estiveram nos bairros do São Raimundo, São Francisco, Cidade Operária, Maracanã e Bairro de Fátima. O municipio de São José de Ribamar, também foi alvo da operação.
Como resultado da força-tarefa que foi realizada de maneira simultânea, sete pessoas foram presas, entre mandados de prisão preventiva e prisão em flagrante, todas relacionadas ao crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Durante os cumprimentos de busca domiciliar, os policiais, com auxílio dos cães farejadores, apreenderam nos endereços alvos, quantidades expressivas de maconha, crack e skunk, conhecida como supermaconha, grande parte já separada, acondicionada e embaladas para venda.
Também na quarta(7), em uma ação realizada na cidade de Imperatriz, equipes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico(DENARC), conseguiram cumprir contra mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa voltada a prática de diversos crimes cometidos na cidade de Imperatriz e Balsas, dentre os quais, tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo.
Em Timon, policiais civis da DENARC do municipio, conseguiram prender três mulheres, suspeitas de administrarem o ponto de vendas de drogas no bairro Vila do Bec. No interior imóvel, foram encontrados 126 trouxinhas de maconha, 46 papelotes de crack prontos para a comercialização, além de apetrechos utilizados no tráfico como balança de precisão e invólucros plásticos. A ação policial realizada na quinta-feira(8), foi mais uma etapa da Operação Pré-Carnaval de combate ao tráfico de drogas, sendo a primeira realizada na capital maranhense.
Com essas últimas 19 prisões, a SENARC já contabiliza 44 pessoas presas de janeiro a fevereiro de 2024, em ações de repressão ao crime de tráfico de entorpecentes na capital e no interior do estado. Além disso, mais de 115 kg de drogas já foram apreendidas neste começo de ano.
“Estamos intensificando ainda mais os trabalhos nesse início de ano, visando as comemorações do período de Carnaval, período em que a venda e o consumo de entorpecentes aumenta consideravelmente. Essas apreensões e prisões, é um duro golpe no narcotráfico, refletindo ainda em outros crimes, especialmente nos patrimoniais e crimes contra a vida, pois o tráfico de drogas é a mola propulsora de diversos crimes”, destacou Ederson Martins, superintendente da SENARC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário